IMG_9782

S.ENERGIA esclarece Faturas de Eletricidade em sessões descentralizadas com a UniSeM e o CIAC da Moita

No âmbito do compromisso contínuo com a capacitação dos cidadãos e a redução da vulnerabilidade energética, a S.ENERGIA aliou-se ao CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) do Município da Moita e à UniSeM (Universidade Sénior da Moita) para a dinamização da ação informativa “Saber Comprar para Bem Reclamar: Deveres e Direitos dos Consumidores”.

A iniciativa, direcionada especialmente aos alunos da UniSeM e seus familiares, contou com duas sessões descentralizadas no concelho da Moita ao longo do mês de maio:

  • 05 de maio: No Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita;
  • 27 de maio: No Café-Concerto do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

Desmistificar a Fatura de Eletricidade

Como orador convidado, o Eng. Daniel Santana, em representação da S.ENERGIA, conduziu a apresentação integrada no projeto Balcão +Próximo, intitulada “Falar de Energia: Faturas + Simples (Eletricidade)”.

O principal objetivo desta intervenção foi dotar a população sénior de ferramentas práticas para compreender um documento tantas vezes considerado complexo: a fatura da luz. Durante as sessões, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a identificar e analisar os elementos-chave da sua fatura, perceber as diferenças entre as tarifas disponíveis no mercado (Simples, Bi-horária e Tri-horária) e descobrir como os seus hábitos diários de consumo influenciam diretamente o valor a pagar ao final do mês.

Dicas Práticas e Literacia Energética

A par da leitura da fatura, a S.ENERGIA partilhou conselhos fundamentais para a gestão doméstica diária, abordando temas cruciais como:

  • Escolha da Potência Contratada: Como adequar a potência contratada às reais necessidades da habitação;
  • Comparação de Comercializadores: O que ter em conta ao mudar de fornecedor (preço do kWh, termo fixo diário, ofertas promocionais e fidelizações);
  • Eficiência e Poupança: Estratégias simples para otimizar o uso de eletricidade na cozinha e a importância da eliminação do “consumo fantasma” (equipamentos em modo standby).

A sessão promovida pela S.ENERGIA complementou a intervenção do CIAC da Moita, que abordou o enquadramento mais vasto dos direitos e deveres dos consumidores, resultando num esclarecimento global e muito participado pelo público presente. Através do serviço do Balcão S.ENERGIA +Próximo, que conta com o financiamento do Fundo Ambiental e está integrado na Rede de Espaços Energia, a agência regional reforça o seu papel de proximidade, oferecendo aconselhamento gratuito à população para promover o conforto térmico, a eficiência energética e a transição para fontes de energia renováveis na região.

Comments are closed.