+351 210 995 139

Contacto telefónico

Email S.ENERGIA

  • Designação

    Frio Eficiente nas Lotas e Mercados Municipais de Portugal!

  • Financiamento

    Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

  • Promotores

    ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

  • Parceiros

    S.ENERGIA - Agência Regional de Energia de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete

  • Duração

    Agosto de 2022 a agosto de 2024

A S.ENERGIA é parceiro local na implementação da medida “Frio Eficiente nas Lotas e Mercados Municipais de Portugal”, que foi desenvolvida uma vez que os sistemas de refrigeração de lotas e mercados municipais são grandes consumidores de energia que operam 24 horas por dia, 365 dias ao ano. Frequentemente estas instalações utilizam ainda tecnologias obsoletas e os sistemas de controlo que comandam as câmaras frigoríficas encontram-se em situação de operação desadequada às necessidades e ao bom desempenho energético.

O público-alvo desta medida são as Lotas incluídas na rede nacional de lotas e Mercados de titularidade municipal existentes em Portugal Continental com câmaras frigoríficas dedicadas à conservação de pescado, fruta e legumes que demonstrem uma capacidade de redução do consumo de energia acima dos 25%.

Com esta medida pretende-se a instalação de equipamentos de refrigeração eficientes e abate dos anteriores com apoio de 65% a fundo perdido, prevendo-se poupanças de energia acima do 26% e recuperação do investimento em cerca de 2 anos. Este projeto permitirá a melhoria das condições de armazenamento e conservação dos produtos que chegam ao consumidor final através da substituição dos compressores convencionais por outros mais eficientes. Pretende-se ainda sensibilizar e dar formação aos utilizadores na gestão adequada e eficiente das câmaras frigoríficas.