Rui Pereira
“A S.ENERGIA tem sido uma força motriz na promoção da eficiência energética e sustentabilidade nos seus quatro municípios de intervenção: Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
O caminho percorrido até hoje começou com a elaboração da Matriz Energética dos quatro municípios e respetiva definição das áreas prioritárias de intervenção. Posteriormente, em 2011, teve lugar a adesão do município do Barreiro ao compromisso do Pacto de Autarcas, seguida dos restantes municípios nos anos subsequentes. Ainda com o apoio desta Agência Regional de Energia, foram então definidos os Planos de Ação para a Energia Sustentável.
Atualmente, a S.ENERGIA encontra-se a coordenar os trabalhos para a elaboração dos Planos Municipais de Ação Climática dos municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, em conformidade com a Lei de Bases do Clima. É importante destacar que esta lei constitui um marco na luta contra as alterações climáticas em Portugal e no mundo, ao introduzir no seu Artigo 15º o “reconhecimento pela Organização das Nações Unidas do clima estável como Património Comum da Humanidade”.
A estratégia para a ação climática nos municípios contempla medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, além de promover uma transição justa para uma economia de baixo carbono e de definir ações concretas para o combate à pobreza energética. Neste âmbito, a S.ENERGIA encontra-se a implementar vários projetos, de que destaco: “NegaWATT – Menos é Mais!”, “Caderneta Energética”, “EduLUX 2,3+” e “Eficiência H2O” (financiados pelo Plano de Promoção Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) da ERSE) e o “Ponto de Transição +PRÓXIMO” e “Prescrever uma Casa Confortável” (com o apoio financeiro do EPAH – Energy Poverty Advisory Hub).
O Ponto de Transição +PRÓXIMO apoia também o acesso ao Programa Vale Eficiência (2ª fase), no qual a Agência assume o papel de Facilitador Técnico.
Com estes projetos pretende-se não apenas melhorar a sustentabilidade energética local, mas também abordar questões económicas, reduzindo custos e promovendo uma economia circular. A S.ENERGIA reafirma, assim, o seu compromisso com uma transição energética justa e socialmente equilibrada, essencial para o nosso futuro coletivo. Este compromisso é vital para enfrentar de forma eficaz a pobreza energética, um problema complexo, que está na ordem do dia e que envolve diversos fatores, incluindo os rendimentos das famílias, a qualidade da construção e o preço da energia.
Gostaria também de destacar, um projeto dedicado ao público mais jovem, o PeddyApp, que conta já com várias edições, e que pretende aliciar os jovens e toda a comunidade educativa para a mudança de hábitos de mobilidade, através de uma competição em que quem anda mais é premiado.
A S.ENERGIA continuará a trabalhar em parceria com os municípios, desempenhando um papel crucial na sensibilização e informação à população e na definição de políticas públicas que promovam a eficiência e a sustentabilidade.
Também a introdução das energias renováveis nos equipamentos públicos é cada vez mais importante, não só para a sustentabilidade energética local, mas como uma ferramenta de contenção face aos crescentes custos com energia. Além disso, pode servir como uma componente de apoio social, através da criação de Unidades Coletivas de Autoconsumo e Comunidades de Energia Renovável, nas quais parte da produção pode ser distribuída para mitigar a pobreza energética.
Neste contexto económico e social desafiante, a transição energética é urgente. E é com orgulho que posso afirmar que a S.ENERGIA está preparada para enfrentar os diversos problemas ambientais e energéticos que se apresentam, com um conjunto de iniciativas já em implementação e outras em desenvolvimento.
Com as sinergias construídas ao longo dos últimos 16 anos, com o contínuo apoio e colaboração das autarquias e dos atores locais dos territórios onde esta Agência Regional de Energia atua, continuaremos a trabalhar para um futuro mais sustentável e saudável para todos.”
Barreiro, 7 de outubro de 2024
