Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia em Destaque no Segundo Workshop +Próximo na Moita

No passado dia 02 de junho, o Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, acolheu o segundo painel do projeto “Workshop +Próximo”. Esta sessão focou-se no tema “Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia Renovável” e reuniu diversos especialistas, técnicos e cidadãos interessados no futuro da energia descentralizada.

Com início pelas 15h00, o evento assumiu um formato dinâmico que procurou explorar como o autoconsumo e as comunidades de energia podem transformar a forma como produzimos e partilhamos eletricidade, promovendo a poupança e a autonomia.

O Conceito e as Oportunidades de Financiamento com a Coopérnico

O primeiro grande bloco da tarde ficou a cargo da Coopérnico (Cooperativa de Energias Renováveis), que começou por clarificar o conceito de Comunidade de Energia Renovável (CER) e as razões pelas quais os cidadãos e entidades devem participar nestes modelos.

Foram ainda abordadas as distinções fundamentais entre uma CER e um projeto de Autoconsumo Coletivo (ACC), bem como os passos práticos para a criação de uma comunidade, as ferramentas de apoio disponíveis e as principais oportunidades de financiamento existentes no mercado.

Casos Práticos de Sucesso: A Experiência de Telheiras

Para além da vertente teórica e regulatória, o workshop contou com a partilha de uma experiência real e pioneira em Portugal: o caso da Parceria Local de Telheiras e da CER Telheiras/Lumiar. Esta apresentação prática contou com o apoio do CENSE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCT), demonstrando como a cooperação local pode resultar em projetos sustentáveis e replicáveis noutros pontos do país.

Durante o workshop, foram debatidas as principais vantagens de apostar nestes modelos colaborativos, que incluem:

  • A democratização do acesso à energia verde e localmente produzida;
  • A redução significativa dos custos com a fatura de eletricidade para os membros da comunidade;
  • O aumento da resiliência e autonomia energética das populações e instituições.

Após um participado espaço dedicado a perguntas e respostas, a sessão foi encerrada pela equipa da S.ENERGIA.

Este encontro reforça o papel ativo da S.ENERGIA enquanto plataforma de partilha de conhecimento técnico, capacitando os municípios associados (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) e os agentes regionais com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da transição energética.

Este foi o segundo evento integrado no projeto Workshop +Próximo. Fique atento ao nosso website e redes sociais para a divulgação dos detalhes e abertura de inscrições para os próximos encontros promovidos pelo Balcão S.ENERGIA +Próximo!

Comments are closed.